terça-feira, 22 de junho de 2010

Tema: Toalha

A Toalha

Tenho neste momento em minhas mãos um de meus bens mais valiosos, uma toalha. Quando fiz dezoito anos e segundo meu pai virei um homem, ele me deu de presente esta toalha. Me disse que seu pai lhe deu quando por sua vez completou seus dezoito anos e segundo seu pai, ele também tinha virado um homem. Esta toalha é especial pois me foi dada pelo meu pai, e que foi incialmente dada a ele pelo seu pai, o meu avô e pai do meu pai. Mentira, esta toalha que tenho em mãos e que é um de meus bens mais valiosos, não o é, por ter sido presente de meu pai, esta toalha foi um presente de uma pessoa muito especial que não é o meu pai, que também me é uma pessoa muito especial. Esta toalha me foi dada por uma cobra verde, há alguns anos atrás, me deixou uma toalha, um casaco e um dicionário com fotos. A toalha era nova e confortável, os outros não. Mentira, cobras não dão presentes e muito menos conseguem colocar fotos em dicionários, esta toalha me é especial por me aquecer após o banho em pleno semi-frio de Junho. No Brasil não faz frio suficiente no inverno para instalarmos aquecedores em nossas casas. Quando eu era criança, minha toalha favorita tinha um capuz, depois do banho eu cobria minha cabeça e meu corpo e corria para a cama de minha mãe, cama que fora comprada pelo meu pai, porém creio que ao abordar infância tenho em mente um elo mais forte para o lado maternal, tornando esta memória mais calorosa, mantenho então apesar de não te-la comprado, cama de mãe, que era onde após o banho eu ficava aquecido por minha toalha de capuz. Encolhido e aquecido. Mas esta toalha que tenho em mãos e que me é especial, não tem capuz. Eu muito menos me enrolo nela e corro para a cama de minha mãe (de meu pai?) para me acolher aquecido por ela (a toalha). Porém, ainda assim me aquece e me mantém seco. Mesmo nos banhos mais frios de cinco e quarenta da manhã. Me aquece e me mantém seco. Certa vez em um país gelado esta toalha foi capaz de me secar e me aquecer. No entanto tal país era frio suficiente para se instalar algum sistema de aquecimento nas casas. Na falta de um aquecedor nem uma toalha de capuz seria capaz de me aquecer. Mesmo me aquecendo e me secando, no Brasil ou em algum país gelado com casas aquecidas, esta toalha não possui assim qualidades suficientes para ser um de meus bens mais valiosos. De fato, assim como muitos fatos neste texto, o fato de esta toalha ser especial para mim ou até mesmo um de meus bens mais valiosos é mentira. Este texto apresenta fatos, alguns são verdade, outros mentira. Ao ler o texto com certa perspicácia, alguns fatos são facilmente notáveis como mentira, como por exemplo o fato de neste momento eu ter em minhas mãos uma toalha, com uma toalha em minhas mãos eu estaria impossibilitado de escrever. Logo tal toalha não esta em minhas mãos, de fato pode não ser especial ou um de meus bens mais valiosos, de fato ela pode nem ao menos existir, ela pode ser por exemplo uma cobra verde e não uma toalha. Ela pode ser por exemplo uma mentira.

Um comentário:

  1. Queria não ter deixado como sempre pra em cima da hora e poder ter trabalhado mais nesse texto... enfim, foi divertido, bom tema túlio!

    ResponderExcluir